Sobre nós
nossa equipe

Nosso time de colaboradores apaixonados

Caru
Thaís
Renata
Bárbara
Bia
Karol
Renata

Acreditamos que a formação continuada, o tempo reservado para refletir sobre a prática, é fundamental para a qualidade da ação do educador. Investimos em nossa equipe diariamente para fazer jus às necessidades das crianças e de suas famílias.

nossa metodologia
Rudolf Steiner
Fundador da pedagogia Waldorf
Pedagogia Waldorf
“Duas palavras mágicas caracterizam a maneira como a criança se relaciona com o mundo: imitação e exemplo. O que acontece no ambiente físico a criança imita. Devemos considerar o ambiente físico em sua acepção mais ampla, incluindo nele não apenas o que se passa materialmente ao redor da criança, mas tudo o que ocorre, o que seus sentidos percebem. Isso inclui todas as ações morais e imorais, inteligentes e tolas que a criança possa perceber.” Rudolf Steiner, fundador da pedagogia Waldorf As atividades que propomos têm como inspiração os jardins de infância Waldorf. Além disso, amparados pela Antroposofia, nos aprofundamos em pesquisas sobre a pedagogia e o desenvolvimento na primeira infância.
Françoise Dolto
Pediatra e psicanalista francesa
Psicanálise
“No fundo, a educação é uma questão de segurança ou de insegurança. É isso que permite a criança se exprimir ou, ao contrário, o que a paralisa. É em torno disso que tudo funciona, sendo por essa razão que a primeira educação é indelével: ela vai estruturar a personalidade da criança e seu modo de ser na vida.” Françoise Dolto, pediatra e psicanalista francesa.
Emmi Pikler
Fundadora da abordagem Pikler
Abordagem Pikler
“A atividade autônoma escolhida, sustentada e realizada pela criança - atividade originada de seu próprio desejo - é uma necessidade fundamental do ser humano desde seu nascimento. Anna Tardos e Agnès Szanto, psicólogas e estudiosas da Abordagem Pikler Desenvolvida por Emmi Pikler, pediatra húngara, essa abordagem enleva a ética do cuidado na primeira infância. Buscamos contemplar os eixos principais dessa abordagem:
1- Valorizar a atividade autônoma da criança;
2- Valorizar uma relação afetiva privilegiada da criança com seus educadores;
3- Favorecer na criança a tomada de consciência dela mesma e do seu ambiente: a criança como sujeito.
** Podemos dizer que há algo em comum entre essas práticas e saberes tão diversos, que é a concepção do ser humano pleno de potencialidades desde o nascimento. Nossa maior meta é a de oferecer um ambiente facilitador para esse desabrochar.
NOSSOS PILARES

“Na criança - mesmo que bebê -, existe por natureza, um gigante e crescente interesse no mundo e em si mesmo.”

Emmi Pikler
Vínculo Afetivo
A construção do vínculo entre a criança e as educadoras é fundamental para tudo o que se segue. Cada criança tem uma educadora de referência que está mais disponível para o momento dos cuidados, como as trocas, a alimentação e o sono, sempre que necessário.

Os cuidados corporais são entendidos como momentos privilegiados para a interação, quando o diálogo e participação da criança são fundamentais.

A educadora de referência também faz o elo com a família da criança dialogando frequentemente com seus familiares, o que contribui para uma compreensão mais ampla da singularidade da criança pela família e pelos outros profissionais da Aldeia.
Liberdade e Autonomia
Além do afeto, educamos com respeito à atividade autônoma da criança. Consideramos que ela é ativa e competente desde o nascimento. Respeitar o tempo da criança é permitir que ela se desenvolva com a máxima plenitude. Para isso organizamos um ambiente seguro e rico de possibilidades, onde ela pode explorar seus movimentos livremente e desenvolver seu ser de forma integral por meio do brincar livre.

A maioria das propostas é oferecida tendo em conta a organização dos espaços - considerando as atividades que as crianças desenvolvem por iniciativa própria.
Contato com a Natureza
No contato com a natureza a criança vivencia a plenitude de seu próprio ser. Esse encontro gera harmonia, saúde e o apreço pelo que é verdadeiro. Nosso quintal é o coração da Aldeia. Plantamos árvores e também sementes da esperança. Consideramos fundamental oferecer essa fonte inesgotável de experiências.
Valorização da Infância
A infância leva tempo. Tempo para a criança ser criança, absorver o mundo e se expressar pela imitação e imaginação. Os adultos são responsáveis por oferecer seu tempo com qualidade e em quantidade, o que faz a criança crescer se sentindo segura em relação a si mesma e ao mundo que a cerca.

Acreditamos que a aprendizagem é mais natural e efetiva quando está vinculada ao dia a dia da criança. Em um ritmo diário desacelerado e preparado, o adulto realiza atividades para a manutenção da vida diária - cozinhar, lavar, limpar e plantar -, e as crianças vivenciam não somente o que o adulto realiza com seus movimentos, mas também sua disponibilidade interna, concentração, prazer em realizar tais tarefas, e, sobretudo, sua capacidade de se autoeducar.
Diversidade
Educamos para a vida na comunidade. Preservamos a infância com o horizonte de um mundo melhor, com mais justiça social. Também buscamos resgatar a nossa cultura popular, por meio das festas, cantigas, rodas e brincadeiras tradicionais. Aceitamos o desafio de construir uma Aldeia inclusiva do ponto de vista social e educacional.
Nosso Espaço

Nosso espaço possibilita um ritmo saudável entre a contração e a expansão. Temos um parque verde e amplo e que possibilita a exploração da natureza, do movimento livre e da fantasia. Em volta delas exalam o aroma das ervas, o colorido das flores. Resgatamos com esse espaço o pleno prazer de ser criança, de adormecer sendo embalado na rede, com gosto de amora na boca, pés e mãos sujos de barro, a cabeça cheia de sonhos e o coração cheio de presença.

No salão também trazemos espaço para o movimento livre, a harmonia e a beleza natural nos materiais, cores e mobiliários. Optamos por oferecer brinquedos pouco estruturados que dão espaço ao criar. Nesse espaço ocorrem a maior parte das atividades dirigidas e sua estrutura foi pensada para contemplar essas propostas, dando lugar à singularidade das crianças, de diferentes idades.

Fale conosco

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
NOSSA SEDE
Rua Fagundes Varela, 340
Vila Betania - São José dos Campos/SP
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
7:30 - 18:00, de segunda a sexta-feira.
MÍDIAS SOCIAIS
YouTubeFacebookInstagram
YouTubeFacebookInstagram

Rua Fagundes Varela, 340
Vila Betania - São José dos Campos/SP
atendimento@aldeiaescola.com.br